PONTO DE CULTURA TEATRO E CIDADANIA

    O Ponto de Cultura “Teatro e Cidadania”, é um programa do Governo Federal (MINC) em parceria com o Governo do Estado. A ATAS – Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro amador de Santarém, no Pará ficou em 1º lugar dentre os 60 pontos aprovados no edital de 2008.

    O Ponto de Cultura Teatro e Cidadania é realizado pela ATAS em 10 pólos culturais: 06 bairros da periferia de Santarém e 04 comunidades rurais.
Zona urbana – Bairros do Mapiri; Conquista; Nova República; Aeroporto Velho, Livramento e Área Verde.
    Zona rural: Boa Esperança km 42 da PA Curuá-Una),  Tabocal (comunidades do planalto, km 20 da BR Santarém-Cuaibá), Saracura (comunidade quilombola, Rio Amazonas) e Suruacá (comunidade ribeirinha – Resex Tapajós - Rio Tapajós).

    Nos pólos culturais são realizadas oficinas de Iniciação Teatral, Capoeira Angola (parceria Centro Cultural Angonal de Capoeira) e Dança Contemporânea, que permitem trabalhar melhor o corpo das crianças, jovens e adultos para a arte. Procura-se ter o ganho social com a elevação da auto-estima da população envolvida e a valorização do potencial destes atores sociais.